Atlanta e Responsabilidade Social
 

O EQUILÍBRIO NATURAL
Muitas espécies de plantas e animais dependem diretamente da existência das florestas para se abrigar, reproduzir ou alimentar-se. Da mesma forma, algumas plantas dependem diretamente de animais ou insetos específicos para poder se reproduzir. Neste complexo e delicado equilíbrio natural, a extinção de determinadas espécies compromete a existência de muitas outras.
Nas florestas tropicais, o equilíbrio provém principalmente da diversidade de espécies. Água abundante, luminosidade intensa e temperaturas altas e estáveis, além de uma variedade de ocupação animal e vegetal, conferem ao ecossistema da floresta complexas interações entre fauna, flora e elementos não vivos.

A MATA ATLÂNTICA
A Mata Atlântica está presente tanto na região litorânea como nos planaltos e serras do interior, do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul. Ao longo de toda sua extensão, apresenta uma variedade de formações que incluem florestas, restingas, mangues, florestas de altitude, praias e dunas. Assim, a Mata Atlântica está entre as florestas mais ricas do mundo em biodiversidade e também em endemismo, caso em que espécies ocorrem em apenas um ambiente.
Na realidade suas espécies evoluíram de forma tão única que quatro entre dez de suas espécies de plantas existem apenas neste bioma. Além disso, está também entre as florestas mais ameaçadas do mundo, já tendo perdido 93% de sua cobertura original. Não é de se surpreender que a “Conservation International”, ao definir os 25 principais “hotspots” ambientes mais ricos e mais ameaçados do planeta -, tenha colocado a Mata Atlântica entre os 5 principais.

REFLORESTAMENTO
Além de importantes e dispendiosas etapas como o preparo da terra,o plantio e a manutenção, um reflorestamento bem sucedido depende também de uma distribuição equilibrada de espécies pioneiras e não pioneiras, e de uma boa dispersão das espécies de mudas. As espécies pioneiras são as de crescimento rápido, desenvolvem-se a pleno sol e são menos exigentes quanto às características de fertilidade do solo. Estas são as primeiras a crescerem e fecharem um dossel. Com melhores condições de sombra, umidade e terra, as espécies nobres,não-pioneiras, passam a se desenvolver. Com o passar do tempo, estas espécies nobres passam a ocupar o dossel sombreando as pioneiras, que, tendo cumprido sua missão, eventualmente morrem, pois têm um ciclo de vida mais curto. As espécies utilizadas no processo devem ser escolhidas de acordo com a área a ser reflorestada, privilegiando espécies de ocorrência regional, pois busca-se chegar o mais perto possível da composição original desta mata.
 
Veja também
Apresentação Evasão de Pedágio Catálogo Atlanta Tecnologia Institucional
 
 
 
Atlanta - Tecnologia de Informação
Rua Professor Solon Farias, 1077 - Sapiranga - Fortaleza/CE - +55 85 3533 8888  
Copyright 2021. Todos os direitos reservados.